UFESBA terá Bacharelados Interdisciplinares de 3 anos e Colégios Universitários
O Senado aprovou, em plenário, a criação da Universidade Federal do Sul da Bahia. Agora, a matéria segue para a sanção da Presidenta Dilma Rousseff. Para o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) a UFESBA é uma conquista do povo baiano. “O povo da região vai contar com uma Universidade com um modelo pedagógico inovador. Temos que comemorar esta conquista e parabenizar a todos os que tiveram envolvidos com a construção da UFESBA”, disse Valmir.
A UFSBA terá sede em Itabuna, além de dois campus: um em Porto Seguro e outro em Teixeira de Freitas. Em Fevereiro, o deputado Valmir e os prefeitos que receberão a Universidade debateram a estruturação da UFESBA com o professor Naomar de Almeida, um dos coordenadores do projeto.
A nova Universidade poderá adotar um regime curricular quadrimestral, totalizando 216 dias letivos a cada ano. Isso vai permitir cursos mais rápidos e intensivos, com uso otimizado de tempo, recursos docentes e instalações. Esse formato já é adotado hoje na Universidade Federal do ABC, a única no Brasil com regime quadrimestral.
“Há a novidade dos Bacharelados Interdisciplinares, com três anos de duração, e dos Colégios Universitários, cuja rede será formada em diversos municípios. Os Colégios possibilitam que os estudantes passem metade do curso nas suas cidades de origem, estudando em seu próprio município”, completou Valmir.
A região que será coberta pela Universidade Federal do Sul da Bahia é composta por três Territórios de Identidade: o Litoral Sul, a Costa do Descobrimento e o Extremo Sul. São 48 Municípios, ocupando uma área de mais 40 mil quilômetros quadrados. Tem uma população que totaliza mais de 1.500.000 habitantes, segundo o Censo 2010.